Desenvolvi algumas atividades com o Daniel, utilizando Tecnologias Assistidas: DOSVOX e FALADOR. São experiências bem legais e que valem a pena serem compartilhadas. O Daniel tem uma dificuldade acentuada para ler e escrever, ele reconhece as letras mas não consegue decodificar as palavras.
Descrição da atividade planejada
Iniciou-se
a atividade propondo ao aluno digitar o alfabeto maiúsculo e minúsculo no DOSVOX. A experiência foi divertida e lúdica, pois o aluno já dominava a
sequência alfabética e o reconhecimento das letras. O aluno apresentou bom
domínio na atividade e melhorou sua segurança e auto estima, já que teve
autonomia para realizar a tarefa. Em
seguida, foi proposto ao aluno que tentasse ler uma tabela com nomes de
animais. Inicialmente houve certa insegurança, pois o aluno não está
completamente alfabetizado. Ele apresentou dificuldades na leitura das
palavras. Seguindo a atividade, identificou-se que na tabela havia nome de
animais. Solicitou-se que o aluno fizesse a contagem dos nomes, verificando que
também, havia a mesma quantidade de figuras de animais. Logo, a atividade a ser
realizada seria a de ler o nome, relacionar o animal e colar a figura no lugar
correto. O aluno mostrou-se um pouco apreensivo. Neste momento apresentou-se o
software Falador, com o objetivo de facilitar a leitura e identificação dos
nomes.O aluno
sentiu-se mais seguro com a possibilidade de verificar o que se apresentava
escrito na tabela. A atividade transcorreu tranquilamente e com domínio amplo
do aluno. O software Falador foi uma ótima ferramenta, além de ser atrativa,
lúdica e divertida para as crianças. Porém, o que mais destacou-se, foi a
autonomia e a segurança com que o aluno realizou a atividade. O aluno
teve oportunidade de elaborar hipóteses de leitura e escrita, além de melhorar
a percepção visual e motora e aprimorar o domínio sobre os equipamentos do
computador.Por
meio da atividade, pode-se perceber que as TAs selecionadas são ótimas
ferramentas educacionais para a melhoria do processo de aprendizagem, não só de
alunos com limitações físicas, mas também, como apoio pedagógico para alunos
com limitações de aprendizagem e deficiências intelectuais.
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