domingo, 13 de novembro de 2011

Tecnologia Assistida - TAs

Desenvolvi algumas atividades com o Daniel, utilizando Tecnologias Assistidas: DOSVOX e FALADOR. São experiências bem legais e que valem a pena serem compartilhadas. O Daniel tem uma dificuldade acentuada para ler e escrever, ele reconhece as letras mas não consegue decodificar as palavras. 


Descrição da atividade planejada
    Iniciou-se a atividade propondo ao aluno digitar o alfabeto maiúsculo e minúsculo no DOSVOX. A experiência foi divertida e lúdica, pois o aluno já dominava a sequência alfabética e o reconhecimento das letras. O aluno apresentou bom domínio na atividade e melhorou sua segurança e auto estima, já que teve autonomia para realizar a tarefa. Em seguida, foi proposto ao aluno que tentasse ler uma tabela com nomes de animais. Inicialmente houve certa insegurança, pois o aluno não está completamente alfabetizado. Ele apresentou dificuldades na leitura das palavras. Seguindo a atividade, identificou-se que na tabela havia nome de animais. Solicitou-se que o aluno fizesse a contagem dos nomes, verificando que também, havia a mesma quantidade de figuras de animais. Logo, a atividade a ser realizada seria a de ler o nome, relacionar o animal e colar a figura no lugar correto. O aluno mostrou-se um pouco apreensivo. Neste momento apresentou-se o software Falador, com o objetivo de facilitar a leitura e identificação dos nomes.O aluno sentiu-se mais seguro com a possibilidade de verificar o que se apresentava escrito na tabela. A atividade transcorreu tranquilamente e com domínio amplo do aluno. O software Falador foi uma ótima ferramenta, além de ser atrativa, lúdica e divertida para as crianças. Porém, o que mais destacou-se, foi a autonomia e a segurança com que o aluno realizou a atividade. O aluno teve oportunidade de elaborar hipóteses de leitura e escrita, além de melhorar a percepção visual e motora e aprimorar o domínio sobre os equipamentos do computador.Por meio da atividade, pode-se perceber que as TAs selecionadas são ótimas ferramentas educacionais para a melhoria do processo de aprendizagem, não só de alunos com limitações físicas, mas também, como apoio pedagógico para alunos com limitações de aprendizagem e deficiências intelectuais. 




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