sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Inclusão Escolar

Quando me perguntam uma palavra que define bem nossa escola logo penso em ACOLHER. Apesar de não termos ainda implementado a Sala de AEE, desenvolvemos práticas inclusivas com nossos alunos. Temos alguns alunos com TDAH, um caso de dislexia e um caso de DM, categoria limítrofe (segundo parecer da APAE). Procuramos incluí-los normalmente nas atividades escolares, prestando o atendimento possível de acordo com suas limitações e aptidões. Algumas atividades são bem prazerosas e produtivas. Destaco os encontros semanais para debates, atividades esportivas e culturais para os adolescentes, atividades que fazem parte do Projeto Acolher. Para os alunos que não atingem um bom rendimento intelectual, acho bem interessante trabalhar utilizando a informática, seja em sites educativos, ou utilizando programas como DOSVOX, Falador, Hagáquê ou Turma da Mônica. Considero importante acorreta utilização de metodologias e procedimentos  para auxiliá-los a atingir um nível "satisfatório de aprendizagem". Porém, nossa prática mais efetiva é o incentivo à integração, socialização e desenvolvimento afetivo de todos na escola. Nossa pretensão é tornar as pessoas que passam por nossa escola efetivos membros da Família MOC.
MOC é a sigla de nossa escola, são as iniciais de nosso patrono: Prof. Manoel Oliveira Carneiro
                                                            Luci Matos

2 comentários:

  1. Acolher, muito bom! Que bom que é meta da escola!Sucesso neste propósito que deveria ser de todos!

    ResponderExcluir
  2. Como estudante de Letras, tenho conhecido muitos apectos da educação brasileira que nem imaginava. Na maioria das minhas visitas às escolas, tenho visto muitos professores desmotivados com sua profissão, devido à problemas diversos. Porém, para cada professor deste, há pelo menos um que luta por melhorias, e que ama sua profissão. Ver o amor à profissão destes professores, e trabalhos como este que estão relizando nesta escola, me motiva cada vez mais a seguir em frente, e relizar meu sonho de um dia poder relizar como educadora um trabalho tão importante como este. Acredito na educação, e acredito que cada um deve fazer a sua parte, e eu, com certeza, vou fazer a minha...

    ResponderExcluir